terça-feira, 10 de junho de 2008

o porque das escrituras

Resumo da Lição 4 – A Leitura Devocional da bíblia
Domingo, 27 de Abril de 2008 Professor: Ozias Gonçalves Soares

A RAZAO DA NESCESSIDADE DAS ESCRITURAS
Deus tem se revelado através dos tempos por meio de suas obras,isto é, a criação (Rm1:20; Sl19:1-6).Porém,na palavra de Deus temos uma revelação especial e muito maior. É dupla esta revelação; temo-la de duas maneiras:
a) Na Bíblia a palavra escrita
b) Em cristo-a palavra viva (Jo 1:1).
Esta dupla revelação é especial e tornou-se necessária devido à queda do homem.
A NESCESSIDADE DO ESTUDO DAS ESCRITURAS
A necessidade do estudo das escrituras está implícita nos seguintes textos:
“...Santificai a Cristo,como Senhor,em vosso coração,estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (1 Pe 3:15) (Esse tipo de preparo vem pelo estudo das escrituras.)
“Procura apresentar-te a Deus aprovado,como obreiro que naum tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2:15)
“Buscai no livro do Senhor, e lede: Nenhuma destas criaturas falhará,nem uma nem outra faltará; porque a boca do Senhor o ordenou,e o seu espírito mesmo as ajuntará.”(Is34:16)
“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.”(Sl119:130).

O estudo destes versículos nos conduz a dois pontos de suma importância,que são:
1.Porque devemos estudar a Bíblia;
2. Como devemos estudar a Bíblia.
Estudar é mais que ler; é aplicar a mente a um assunto, de modo sistemático e constante.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
a) Ela é o único manual do crente na vida cristã e no trabalho do senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (1Pe2:9;Ef2:10).Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão,é imperioso que este maneje-a bem para o eficiente desempenho de sua missão(2Tm2:15). Um bom profissional sabe empregar as ferramentas de seu ofício. Eficiência não é automática;vem pelo estudo e prática. Assim deve ser o crente em relação ao seu manual a Bíblia. Entre as promessas de Deus àquele que conhece devidamente a sua palavra,temos a de Isaías 55:11. “Assim será a palavra que sair da minha boca;não voltará para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
b)Ela alimenta nossas almas.
“Jesus,porém,respondeu:Está escrito:não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mt 4:4)

“Achadas as tuas palavras,logo as comi;as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor,Deus dos Exércitos.”(Jr15:16)

“Desejai ardentemente,como crianças recém-nascidas,o genuíno leite espiritual,para que,por ele,vos seja dado crescimento para salvação.” (1Pe2:2)
Não a duvida que o estudo da palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual.Ela é tão indispensável à alma,como pão ao corpo.Nas passagens citadas,ela é comparada ao alimento,porém,este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo.O texto de 1 Pedro 2:2 fala do intenso apetite dos recém-nascidos;assim deve ser o nosso apetite pela palavra divina.Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.
c) Ela é o instrumento que o espírito santo usa.(Ef6:7).Se em nós houver abundância da palavra de Deus,o Espírito Santo terá o instrumento com que operar.É preciso pois meditar nela (Sl 1.2; Js 1.8). É preciso deixar que ela domine todas as esferas de nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração e assim molde todo nosso viver diário.Em suma:precisamos ficar saturados da palavra de Deus.
Um requisito primordial para Deus responder nossas orações, é estarmos possuídos da sua palavra.Aqui esta em parte, a razão de muitas orações não serem respondidas: desinteresse pela palavra de Deus.Leia o texto de Jo 15.7:
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vós será feito.”, pelo menos três fatos estão implícitos aqui:
Na oração , precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia;
Por sua vez, a palavra de deus produz fé em nós (Rm 10.17);
Devemos fazer nossas petições segundo a vontade de Deus (1 Jo 5.14), é um dos meios de saber-se a vontade Deus é através da sua palavra.

Na vida cristã e no trabalho do Senhor em geral, o Espírito Santo só nos lembra o texto bíblico preciso, se o conhecermos (Jo 14.26).É possível o aluno ser lembrado de algo que não sabe?É evidente que não.Portanto o Espírito Santo quer não somente encher o crente, mas também encontra nele o instrumento com que operar a palavra de Deus.
Ter o espírito e não conhecer a palavra, conduz ao fanatismo.
(pessoas assim querem usar o Espírito Santo , em vez de permitir que ele as use.), conhecer a palavra e não o Espírito, conduz ao formalismo.Estes dois extremos são igualmente perigosos.

d) Ela enriquece espiritualmente a vida do cristão (Sl 119.72)Essas riquezas vem pela revelação do Espírito, primeiramente. “Para que, o deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele.” (Ef 1.17).A pessoa que procura entender a bíblia somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá da leitura.Só o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus (1 Co 2.10).Um renomado expositor informa que há 32000 promessas na bíblia toda!pense que fonte de riqueza há aí!Entre as riquezas derivada da bíblia, está a formação do caráter ideal, bem como a formação da vida cristã.É a bíblia a melhor diretriz de conduta humana;a melhor formadora de caráter.Os princípios que modelam nossa vida devem preceder dela.
A falta de correta e pronta orientação espiritual, dentro da palavra de Deus, especialmente quanto a novos convertidos, tem resultado em inúmeras vidas desequilibradas e doentias pelo resto da existência, as quase só um milagre de deus pode reajustar.Pessoas assim ferem-se a si mesmas e aos demais ao redor.
A bíblia é a revelação de deus a humanidade.Tudo que Deus quer para o homem e requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus, quanto a sua redenção, conduta cristã e felicidade eterna, está revelado na bíblia.Tudo o que o homem tem a fazer é tomar o livro e apropriar-se dele pela fé.O autor da bíblia é Deus, seu real intérprete é o espírito Santo e seu tema central é o Senhor Jesus Cristo,
O homem deve ler a bíblia para ser sábio, crer na bíblia para ser salvo e praticar a bíblia para ser santo.

COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
Já mostramos que a bíblia é um livro para ser não apenas lido, mais estudado também.Como divina e inspirada, a palavra de deus – a bíblia, é o livro singular, do qual maior proveito tirara aquele que melhor souber estuda-lo.E é exatamente com o propósito de ajudá-lo atirar o máximo de proveito do estudo da bíblia que lhe damos os 5 passos seguintes a serem seguidos:

1º Leia a Bíblia Conhecendo o Seu Autor.Isto é de suprema importância.É a melhor maneira de estudar a bíblia.Ela é o único livro cujo autor está presente quando se lê.O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém.A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil;simples e ao mesmo tempo complexo.Não basta apenas ler a s suas palavras e analisar detidamente suas declarações.Tudo isso é indispensável,mas não basta.É preciso conhecer e amar o autor do livro, conhecendo o autor, a compreensão será mais fácil.Façamos como Maria, que aprendia aos pés do Mestre (Lc 10.39).Aos pés do Mestre ainda é o melhor lugar para o aluno.Bendito e Santo Lugar!

2º Leia a Bíblia Diariamente. (Dt 17.19). Esta regra é excelente.É estimado que 90% dos crentes não lêem a Bíblia diariamente; portanto, não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos nas igrejas. Mais do que isto: são anões, raquíticos, mundanos, carnais e indiferentes, nervosos, iracundos.Sem crescimento espiritual da nossa parte, Deus não nos revelara suas verdades profundas (Jo 16.12; Hb 5.12; Mc 4.33).É de admirar haver pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a palavra de Deus. Resultado: “comem” tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus.É justo e próprio ler boas coisas, mas devemos tomar mais tempo com as Escrituras. É também de estarrecer o fato de que muitos líderes de igrejas não levem seu povo a ler a Bíblia. Não basta assistir os cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura Cristã É preciso a leitura bíblica individual, pessoal. Há crentes que só comem espiritualmente, quando lhe dão comida na boca. É a colher do pastor, do professor da escola dominical, etc. Se ninguém lhe der comida, ele morrerá de inanição espiritual.

3º Leia a Bíblia Com a Melhor Atitude Mental e Espiritual. Isto é de capital importância para o êxito no estudo bíblico. A atitude correta é a seguinte:
A) Estudar a Bíblia como a palavra de Deus, e não como obra literária qualquer;
B) Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto.

As riquezas da Bíblia são para os humildes que temem ao Senhor (Tg 1.21). Quanto maior for nossa comunhão com Deus, mais humilde seremos. Os galhos mais carregados de frutos são os que mais se abaixam. É preciso ler a Bíblia sem duvidar do seu ensino. A duvida ou a descrença cega o leitor (Lc 24.25).

4º Leia a Bíblia em Oração, Devagar, Meditando. Assim tem feito os servos de Deus no passado, a exemplo de Davi (Sl 119.12,18), Daniel (Dn 9.21-23). O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor em oração , as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Sl 73.16,17). A meditação aprofunda o sentido. Muitos lêem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao ler a bíblia, aplica-a primeiro a si próprio, senão, não haverá virtude nenhuma.

5º Leia a Bíblia toda. Há uma riqueza insondável nisso! É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de Deus mediante ela é progressiva. Como alguém pensa em compreender um livro que nem sequer o leu todo ainda? Podemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos completamente. Sendo a Palavra de Deus, ela é infinita. Mesmo as mentes mais férteis do mundo não podem abarcá-la completamente. Não há no mundo ninguém que esgote a bíblia. Todos somos sempre alunos (Rm 11.33,34; 1 Co 13.12. Dt 29.29). Portanto, há dificuldades na Bíblia, mas o problema é do lado humano. O Espírito Santo que conhece as profundezas de Deus pode ir revelando o conhecimento da verdade, á medida que buscamos a sua face e andamos mais perto dele

terça-feira, 20 de maio de 2008

O PAPEL DA ESCOLA DOMINICAL NA FORMAÇAO DO JOVEM PREPARANDO-O PARA O ENCONTRO COM DEUS

INTRODUÇAO: Entendemos que um programa contextualizado de escola dominical para esta atual geração deverá conter em seu bojo temas focados exclusivamente no jovem cristão.
Se a escola dominical como agência educadora da igreja, deseja levar o jovem ao seu objetivo principal que é:Conhecer a Cristo de forma plena, ao ponto de estar devidamente preparado para encontrar-se com Deus, ela deve trazer em seu programa sistemático a conscientização de que a vida é uma longa maratona.
Por “conhecer a cristo de forma plena” queremos nos fazer entender, que se trata de atingir a maturidade espiritual. E é desastroso pensar que se podem relegar a planos inferiores e sem importância as preocupações primárias que povoam a mente do individuo no que concerne a sua vida.
Como preparar o jovem para o encontro tão aguardado com Deus pelos remidos sem que paralelamente se trabalhe as questões do aqui e agora? Que interesse nas coisas de Deus iremos despertar na juventude contemporânea que sofre com o ônus da sobrevivência deste mundo globalizado? Onde para sobreviver é necessário “matar um leão por dia ?”
Não que o moço e a moça sejam relapsos no que tange a buscar o conhecimento de Deus; mas, toda calma necessária para meditar nas coisas espirituais é perturbada pela busca de realizações pessoais que neste mundo imediatista cobra um preço muito alto.
A psicologia junto à sociologia no quesito carreira da vida assim a dividiu em três grandes fases:

· 1ª fase 0-25 Aprendemos: È a fase da aquisição de conhecimentos para a vida.
Esta é a conhecida fase do adulto jovem em que os neurônios se encontram ávidos por conhecimentos. Aqui se armazenam conhecimentos para toda a vida.
1º O que não se deve esquecer é que:
a) O conhecimento leva a presunção. “Então disse o Senhor Deus: o homem agora se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal; assim, para que não estenda a mão, e tome também da arvore da vida, e coma e viva eternamente: o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado”. (gênesis 3:22-23).
b) O conhecimento trás aborrecimentos. “Porque na muita sabedoria há muito enfado; o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza”. (Ec 1:18).
c) O conhecimento promove o orgulho: “ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência (conhecimento) incha, mas o amor edifica” (1 Co 8:1).
2º Mas deve ser lembrado:
a) A Bíblia ordena a busca do conhecimento. “E se clamares por entendimento e por inteligência alçares a tua voz; se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus” (Pv 2:3-5).
b) Na dosagem do aprendizado está a felicidade. “Bem-aventurado o homem que encontra a sabedoria e o homem que adquire conhecimento” (Pv 3:13).
O que o jovem precisa entender com clareza é que o adulto é hoje o produto de uma escolha feita na juventude; e que o jovem será o resultado de uma escolha feita agora!
“Seja você meu jovem o capitão do seu navio!”


Progresso/sucesso bifurcação

Desilusão Empurrar com a barriga





“Ou você cuida de sua carreira ou ninguém cuidará de você!”
“Você jovem! Precisa pensar a longo prazo. Seu alvo máximo deve ser a busca da maturidade em todas as áreas de sua vida (maturidade é a saúde de uma vida equilibrada)”.
“A maturidade é um desafio para toda a vida; você precisa (eu preciso) ter visão (uma fotografia) do seu futuro preferível e almejado”.
Nós procuramos a maturidade em diversas áreas da vida: família, posses, trabalho, Deus, lazer, amigos, inimigos, (eu), cônjuge e dinheiro. Nada se conquista na vida sem determinação.
*Um alvo estabelecido. O atleta treina com disciplina tendo em mente a vitória. Uma pessoa indisciplinada trás dor de cabeça para si mesmo e angustia para os outros.
Aqueles que adotam o pacto da mediocridade não chegarão a lugar nenhum.
Os nossos alvos mesmo que sejam elevados não podem ser menosprezados com a chegada da meia idade. Devemos avançar! Parar? É o fim!
Vá em frente. Nada no mundo substitui a perseverança.
A genialidade de quem quer que seja não substitui a perseverança.
A educação escolar também não.
A persistência e a determinação são onipotentes.
Persistência é a palavra chave na preparação para um amanhã sem surpresas.
Muitas empresas começaram com homens acima dos 50 anos.
Uma construtora levou 30 anos para se tornar uma grande empresa. Não podemos ser imediatista.
Os grandes projetos não são para ontem.
No Brasil, o perfil do profissional é sumariamente imediatista.
Uma outra empresa amargou 63 longos anos de investimentos para então ganhar seu primeiro milhão de dólar.
Esse foco imediatista do atual sistema tem levado muitos jovens a esquecer-se do que disse Jesus: “Sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15:5ª); levando-os a um sentimento de frustração pelos sonhos não realizados.
Jovem! A ti te digo: Deus não planejou para nós uma vida de derrota. Ate mesmo aquilo que aos nossos olhos parecem derrotas na ótica de Deus é o fator catalisador do nosso amadurecimento.
O medo do apóstolo Paulo era não ser reprovado.
O medo benéfico de Paulo tirou-o da arrogância preguiçosa para motivá-lo para as grandes batalhas.
Ação + objetivo + disciplina = recompensa.
Os olhos da noiva não traem sua visão fixando-a no seu lindo vestido, mas estão fixo nos olhos do noivo.
Jovem! Você está disposto a pagar o preço pela sua visão?
Fidelidade a princípios éticos e bíblicos (princípios universais) é a base da segurança, poder e desenvolvimento da nossa vida.
Emoções não sustentam ninguém, mas sim princípios. Porque diferentemente de regras os princípios são construídos nas experiências.
Assim, os princípios orientam, dão força, dão sabedoria e segurança.
- Orientam porque trabalham a consciência, a inspiração e a espiritualidade.
- Dão força porque inspiram coragem, energia e produtividade.
- Dão sabedoria porque nos princípios estão agrupados o discernimento, o idealismo e o bom senso.
- Dão segurança porque enaltece o valor pessoal e a auto-estima.
Para refletir!
“Disse Deus: façamos (seu nome) e assim aconteceu, e viu Deus que era bom”.

O jovem adulto (18-30 anos)
Palavras características
Paixão: O jovem é movido à paixão.
Sonhos: É o período do vislumbre da vida.
Ingenuidade: Agem pela emoção em detrimento da razão.
Preocupação com graduação, pós-graduação, primeiro emprego, com quem me casar,namoro,noivado e enfim responsabilidades sérias.
Crescimento contínuo. Dificuldades no desenvolvimento.
Confusão: de idéias, conflitos da personalidade que ainda está em formação, sentimentos, relacionamentos, aventuras, desafios e etc.

TRES TESTES PELOS QUAIS O JOVEM PRECISA PASSAR
1º Teste do ouvido: Compreensão
2º Teste das mãos: Obediência
3º Teste do coração: Integridade
Se você não acertar nestes três testes, você não se sairá bem.
- O moço precisa aprender a compreender e ser compreendido.
-Quem não sabe obedecer não saberá liderar
-Ser integro sem hipocrisia custa muito, mas, o valor da recompensa é incalculável.
Faça uma escolha coerente em seu primeiro emprego. Projete-se para uma profissão.
Ao profissionalizar-se faça com esmero. Esteja entre os melhores no seu oficio.
- decifre a nova cultura e aprenda a vencer novos obstáculos rapidamente. Respeite os marcos antigos e não queira mudar o mundo com esse impulso que lhe é peculiar.
Espere a hora certa para expor suas idéias.
-Aprenda a monitorar o seu próprio desempenho através da disciplina e auto- avaliação.
-Cresça em qualificação técnica (A partir de 2006 2 milhões de vagas técnicas ociosas só em São Paulo).
- Aprenda a planejar a longo prazo. Embora tenha a necessidade imediata.
-Aprenda a administrar crises de sucessos e de fracassos.
Crises na vida.
-Ausência no lar
-Filhos sem pais
-Adolescentes rebeldes
-Divorcio
-Crise sexual
-Depressões
-Existencial (porque Deus me pos no mundo?)
-Religiosa
-Velhice dos pais
-Abandono
LEMBRETE:
“Os que estão nas alturas não são as almas dos que jamais erraram ou se desviaram,ou que alcançaram alvos elevados e compensadores, ao longo de um caminho suave, orlado de flores. Não. Os que se encontram onde começa o amanhã são aqueles que tropeçaram,mas, prosseguiram”.

Tem gente descansando no sucesso de anos atrás. “Bola pra frente”!

A VIDA OFERECE TRES MANEIRAS DE APRENDER.
-Pela reflexão: Esta é a mais nobre e, por isso a mais duradoura.
-Pela imitação: É a mais fácil mas fica no campo da mediocridade.Nada se produz por si próprio.
-Pela experiência: É a mais dolorosa. Tudo aquilo quem machuca educa.(O monge e o cristão). O peso é que mantém o homem livre.
“Os medrosos nunca tentam, os covardes desistem,mas,só os ousados chegam lá”.(autor desconhecido)

“Never...give up...Never, never, never!

DICAS PARA O JOVEM
1) Tome iniciativa na vida.(não espere pelos outros)
2) Não tenha medo de avaliações
3) Valorize o que você faz
4) Procure ter um tutor
Até no ministério se aconselha a ter um mentor. Aquele que passou pelos mesmos caminhos que agora trilhamos, navegaram pelos mesmos mares e depararam com os mesmos perigos ou escolhas e hoje pode nos orientar. O jovem precisa de um tutor.

2ª fase 5-50 praticamos
Nesta fase o individuo passa a aplicar à sua vida e a exercitar junto aos que o cercam tudo aquilo que aprendeu.
É a fase da arrogância, a mais perigosa para vencer.
E a fase do desespero da ética bem como da independência.
Para aqueles que se encontram nesta etapa da vida julgo importante algumas sugestões.
-Abandone alguns sonhos e abrace a realidade ao seu redor.
-Desligue-se do seu tutor e prepare-se para ser tutor de alguém.
-Prepare-se para as crises da meia-idade.
-Resolva com humildade os conflitos de prioridade entre família e trabalho.
-Administre seu tempo (há tempo para todo propósito debaixo do sol) Eclesiastes 3.
-Oriente seus filhos nas várias etapas de crescimento.
-Assuma responsabilidade por seus pais.
-Você ainda está aprendendo alguma coisa nesta vida?
-Aprenda a lidar com falta de reconhecimento.

Posturas emocionais que se verificam no processo da maturidade
1) Produtor> aquele que faz
2) Administrador> aquele que cria mecanismos
3) Empreendedor> aquele que vislumbra possibilidades
4) Integrador> aquele que promove a integração/interação.
5)
3ª fase 50-80 deixamos as nossas marcas.É a fase mais linda da vida.
Neste texto encontramos as três fases da vida.

“Sairei na força do Senhor Deus;farei menção da tua retidão, a tua somente. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade, e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Mesmo quando estiver velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros” (Salmos 71.16-18).