terça-feira, 10 de junho de 2008

o porque das escrituras

Resumo da Lição 4 – A Leitura Devocional da bíblia
Domingo, 27 de Abril de 2008 Professor: Ozias Gonçalves Soares

A RAZAO DA NESCESSIDADE DAS ESCRITURAS
Deus tem se revelado através dos tempos por meio de suas obras,isto é, a criação (Rm1:20; Sl19:1-6).Porém,na palavra de Deus temos uma revelação especial e muito maior. É dupla esta revelação; temo-la de duas maneiras:
a) Na Bíblia a palavra escrita
b) Em cristo-a palavra viva (Jo 1:1).
Esta dupla revelação é especial e tornou-se necessária devido à queda do homem.
A NESCESSIDADE DO ESTUDO DAS ESCRITURAS
A necessidade do estudo das escrituras está implícita nos seguintes textos:
“...Santificai a Cristo,como Senhor,em vosso coração,estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (1 Pe 3:15) (Esse tipo de preparo vem pelo estudo das escrituras.)
“Procura apresentar-te a Deus aprovado,como obreiro que naum tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2:15)
“Buscai no livro do Senhor, e lede: Nenhuma destas criaturas falhará,nem uma nem outra faltará; porque a boca do Senhor o ordenou,e o seu espírito mesmo as ajuntará.”(Is34:16)
“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.”(Sl119:130).

O estudo destes versículos nos conduz a dois pontos de suma importância,que são:
1.Porque devemos estudar a Bíblia;
2. Como devemos estudar a Bíblia.
Estudar é mais que ler; é aplicar a mente a um assunto, de modo sistemático e constante.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
a) Ela é o único manual do crente na vida cristã e no trabalho do senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (1Pe2:9;Ef2:10).Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão,é imperioso que este maneje-a bem para o eficiente desempenho de sua missão(2Tm2:15). Um bom profissional sabe empregar as ferramentas de seu ofício. Eficiência não é automática;vem pelo estudo e prática. Assim deve ser o crente em relação ao seu manual a Bíblia. Entre as promessas de Deus àquele que conhece devidamente a sua palavra,temos a de Isaías 55:11. “Assim será a palavra que sair da minha boca;não voltará para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”
b)Ela alimenta nossas almas.
“Jesus,porém,respondeu:Está escrito:não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mt 4:4)

“Achadas as tuas palavras,logo as comi;as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor,Deus dos Exércitos.”(Jr15:16)

“Desejai ardentemente,como crianças recém-nascidas,o genuíno leite espiritual,para que,por ele,vos seja dado crescimento para salvação.” (1Pe2:2)
Não a duvida que o estudo da palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual.Ela é tão indispensável à alma,como pão ao corpo.Nas passagens citadas,ela é comparada ao alimento,porém,este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo.O texto de 1 Pedro 2:2 fala do intenso apetite dos recém-nascidos;assim deve ser o nosso apetite pela palavra divina.Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.
c) Ela é o instrumento que o espírito santo usa.(Ef6:7).Se em nós houver abundância da palavra de Deus,o Espírito Santo terá o instrumento com que operar.É preciso pois meditar nela (Sl 1.2; Js 1.8). É preciso deixar que ela domine todas as esferas de nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração e assim molde todo nosso viver diário.Em suma:precisamos ficar saturados da palavra de Deus.
Um requisito primordial para Deus responder nossas orações, é estarmos possuídos da sua palavra.Aqui esta em parte, a razão de muitas orações não serem respondidas: desinteresse pela palavra de Deus.Leia o texto de Jo 15.7:
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vós será feito.”, pelo menos três fatos estão implícitos aqui:
Na oração , precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia;
Por sua vez, a palavra de deus produz fé em nós (Rm 10.17);
Devemos fazer nossas petições segundo a vontade de Deus (1 Jo 5.14), é um dos meios de saber-se a vontade Deus é através da sua palavra.

Na vida cristã e no trabalho do Senhor em geral, o Espírito Santo só nos lembra o texto bíblico preciso, se o conhecermos (Jo 14.26).É possível o aluno ser lembrado de algo que não sabe?É evidente que não.Portanto o Espírito Santo quer não somente encher o crente, mas também encontra nele o instrumento com que operar a palavra de Deus.
Ter o espírito e não conhecer a palavra, conduz ao fanatismo.
(pessoas assim querem usar o Espírito Santo , em vez de permitir que ele as use.), conhecer a palavra e não o Espírito, conduz ao formalismo.Estes dois extremos são igualmente perigosos.

d) Ela enriquece espiritualmente a vida do cristão (Sl 119.72)Essas riquezas vem pela revelação do Espírito, primeiramente. “Para que, o deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele.” (Ef 1.17).A pessoa que procura entender a bíblia somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá da leitura.Só o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus (1 Co 2.10).Um renomado expositor informa que há 32000 promessas na bíblia toda!pense que fonte de riqueza há aí!Entre as riquezas derivada da bíblia, está a formação do caráter ideal, bem como a formação da vida cristã.É a bíblia a melhor diretriz de conduta humana;a melhor formadora de caráter.Os princípios que modelam nossa vida devem preceder dela.
A falta de correta e pronta orientação espiritual, dentro da palavra de Deus, especialmente quanto a novos convertidos, tem resultado em inúmeras vidas desequilibradas e doentias pelo resto da existência, as quase só um milagre de deus pode reajustar.Pessoas assim ferem-se a si mesmas e aos demais ao redor.
A bíblia é a revelação de deus a humanidade.Tudo que Deus quer para o homem e requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus, quanto a sua redenção, conduta cristã e felicidade eterna, está revelado na bíblia.Tudo o que o homem tem a fazer é tomar o livro e apropriar-se dele pela fé.O autor da bíblia é Deus, seu real intérprete é o espírito Santo e seu tema central é o Senhor Jesus Cristo,
O homem deve ler a bíblia para ser sábio, crer na bíblia para ser salvo e praticar a bíblia para ser santo.

COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
Já mostramos que a bíblia é um livro para ser não apenas lido, mais estudado também.Como divina e inspirada, a palavra de deus – a bíblia, é o livro singular, do qual maior proveito tirara aquele que melhor souber estuda-lo.E é exatamente com o propósito de ajudá-lo atirar o máximo de proveito do estudo da bíblia que lhe damos os 5 passos seguintes a serem seguidos:

1º Leia a Bíblia Conhecendo o Seu Autor.Isto é de suprema importância.É a melhor maneira de estudar a bíblia.Ela é o único livro cujo autor está presente quando se lê.O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém.A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil;simples e ao mesmo tempo complexo.Não basta apenas ler a s suas palavras e analisar detidamente suas declarações.Tudo isso é indispensável,mas não basta.É preciso conhecer e amar o autor do livro, conhecendo o autor, a compreensão será mais fácil.Façamos como Maria, que aprendia aos pés do Mestre (Lc 10.39).Aos pés do Mestre ainda é o melhor lugar para o aluno.Bendito e Santo Lugar!

2º Leia a Bíblia Diariamente. (Dt 17.19). Esta regra é excelente.É estimado que 90% dos crentes não lêem a Bíblia diariamente; portanto, não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos nas igrejas. Mais do que isto: são anões, raquíticos, mundanos, carnais e indiferentes, nervosos, iracundos.Sem crescimento espiritual da nossa parte, Deus não nos revelara suas verdades profundas (Jo 16.12; Hb 5.12; Mc 4.33).É de admirar haver pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a palavra de Deus. Resultado: “comem” tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus.É justo e próprio ler boas coisas, mas devemos tomar mais tempo com as Escrituras. É também de estarrecer o fato de que muitos líderes de igrejas não levem seu povo a ler a Bíblia. Não basta assistir os cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura Cristã É preciso a leitura bíblica individual, pessoal. Há crentes que só comem espiritualmente, quando lhe dão comida na boca. É a colher do pastor, do professor da escola dominical, etc. Se ninguém lhe der comida, ele morrerá de inanição espiritual.

3º Leia a Bíblia Com a Melhor Atitude Mental e Espiritual. Isto é de capital importância para o êxito no estudo bíblico. A atitude correta é a seguinte:
A) Estudar a Bíblia como a palavra de Deus, e não como obra literária qualquer;
B) Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto.

As riquezas da Bíblia são para os humildes que temem ao Senhor (Tg 1.21). Quanto maior for nossa comunhão com Deus, mais humilde seremos. Os galhos mais carregados de frutos são os que mais se abaixam. É preciso ler a Bíblia sem duvidar do seu ensino. A duvida ou a descrença cega o leitor (Lc 24.25).

4º Leia a Bíblia em Oração, Devagar, Meditando. Assim tem feito os servos de Deus no passado, a exemplo de Davi (Sl 119.12,18), Daniel (Dn 9.21-23). O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor em oração , as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Sl 73.16,17). A meditação aprofunda o sentido. Muitos lêem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao ler a bíblia, aplica-a primeiro a si próprio, senão, não haverá virtude nenhuma.

5º Leia a Bíblia toda. Há uma riqueza insondável nisso! É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de Deus mediante ela é progressiva. Como alguém pensa em compreender um livro que nem sequer o leu todo ainda? Podemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos completamente. Sendo a Palavra de Deus, ela é infinita. Mesmo as mentes mais férteis do mundo não podem abarcá-la completamente. Não há no mundo ninguém que esgote a bíblia. Todos somos sempre alunos (Rm 11.33,34; 1 Co 13.12. Dt 29.29). Portanto, há dificuldades na Bíblia, mas o problema é do lado humano. O Espírito Santo que conhece as profundezas de Deus pode ir revelando o conhecimento da verdade, á medida que buscamos a sua face e andamos mais perto dele

0 comentários: